Pesquisar em xambioa.to.gov.br

69352480_2325383050912279_386377276582789120_oNa tarde desta quinta-feira (29), o Fórum Estadual de Lixo e Cidadania (FELC/TO) realizou um encontro na cidade de Xambioá, extremo norte do estado do Tocantins, tendo como público alvo os secretários de meio ambiente, prefeitos e catadores de materiais recicláveis da região.

Os técnicos da Semarh estão realizando os encontros apresentando para os municípios a viabilidade de trabalharem em parcerias uns com os outros (Consórcios Intermunicipais) para a criação de aterros sanitários.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, “os custos estimados para criação de um aterro sanitário de pequeno porte giram em torno de nove milhões de reais, e isso inviabiliza a criação e gestão individual desses locais por parte dos municípios.”
Foi esclarecido que a Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que se o município elaborar o plano de gestão integrada de resíduos sólidos ele tem direito a conseguir recursos da união. Cada gestor está condicionado ao plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e pode estar buscando recurso junto ao governo federal.

Estavam presentes na reunião em Xambioá as técnicas Hélia Azevedo (Gerente de Resíduos Sólidos); a Engenheira Sandra Sonoda que trabalho o tema Gestão de Resíduos Sólidos e Inclusão de Catadores e Catadora Maria Edileusa Soares que relatou suas experiências nos casos de gestão e inclusão por meio dos resíduos sólidos.

Estavam presentes os Município de Ananás, Riachinho, Xambioá e Araguanã no encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *