IMG-20191007-WA0073Neste domingo (06) foram escolhidas em Xambioá as novas Conselheiras Tutelares que irão conduzir a luta pela defesa dos direitos da criança e do adolescente no Município, ao lado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Ao todo votaram 1296 eleitores nos dois locais de votação (Colégio Estadual Professora Juliana Barros e Creche Municipal Rodolfo Malinski), com estrutura para captação dos votos fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), através de uma parceria firmada com o CMDCA.

As eleitas são Edinan Cardoso dos Santos (191 votos); Elainy Rodigues de Oliveira (187); Daiana Sousa (146 votos); Silvana Gomes da Silva (135 votos) e Maria Souza Pinto (123 votos).

A eleição do novo conselho composto permitiu a predominância da presença feminina que garantiu que mais uma vez fossem escolhidas apenas mulheres, onde desde 2005 não se tem escolhido nenhum homem para compor o órgão. Xambioá só possuiu até hoje dois Conselheiros Tutelares masculinos.

As conselheiras Daiana Sousa e Silvana Gomes permanecem no cargo. Foram eleitas em 2015 na primeira eleição unificada do Conselho Tutelar.

O processo de escolha teve 31 votos nulos e 07 votos em branco.