Pesquisar em xambioa.to.gov.br

THAMARA MEIO AMBIENTE 1.jpg 4O Conselho das Bacias Hidrográficas dos Rios Corda e Lontra, em parceria com a UNITPAC, a Universidade Federal do Tocantins, o Naturatins, está realizando em Araguaína entre os dias 26 e 29 de junho o Seminário Água para Todos: oportunidades e desafios.

Ao todo participam 12 municípios, sendo eles Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Camolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.

As discussões girarão em torno da preservação dos recursos hídricos, além de incentivo a conscientização do Meio Ambiente nesses municípios, banhados e abastecidos pelos rios, córregos e riachos que compõe a bacia dos dois rios.

Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares e o uso inadequado dos solos tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano.

Os cuidados devem se iniciar com a preservação das nascentes, pois, são as origens dos rios que abastecem nossas casas. Elas são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios.

Os comitês são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e estão previstos na Constituição Federal desde 1988. A sua composição diversificada e democrática contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *