Pesquisar em xambioa.to.gov.br

boas práticasA Secretaria Municipal de Educação foi agraciada com a Premiação Nacional do programa pela Valorização da Educação, a ação de atividades impressas levadas às casas dos alunos da Rede Municipal de Ensino no período da pandemia do COVID-19 no ano de 2020.

Com a entrega de atividades impressas organizada, a rede municipal de Xambioá sentiu falta do monitoramento da aprendizagem dos alunos. A equipe se organizou para identificar alunos que eram infrequentes antes mesmo da pandemia e fazer uma busca ativa dos estudantes em situação de maior vulnerabilidade social. Professores, coordenadores, diretores, familiares e comunidades se uniram para não deixar nenhum para trás.

Durante toda a pandemia as escolas municipais enviaram aos alunos atividades impressas para os alunos resolverem os enunciados em casa com acompanhamento familiar.

A Secretaria Municipal de Educação realizou recente balanço das atividades informando que AS “ações intersetoriais fortalecem assiduidade do alunado com relação às atividades pedagógicas disponibilizadas pelas escolas municipais. Em parceria com Conselho Comunitário, Mobilizadores do Programa pela Valorização da Educação e os membros do Conselho Tutelar   as escolas implementam o Plano de monitoramento dos processos de ensino e aprendizagem/atividades pedagógicas remotas no período de isolamento social COVID-19. Além da Busca Ativa, também são realizadas sondagem diagnóstica e ações interventivas (reforço escolar). Num processo macro de análise comparativa a rede municipal passou de 76% de frequência escolar para 84%.

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, comprometida com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades.

A cerimônia aconteceu dia 16 de dezembro, a qual premiou Xambioá, na categoria de Experiência de Ensino, pelo notável desempenho dos docentes no período de crise do ensino público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *